@casca.social

Projetos


O CASCA se propõe a desenvolver diversos projetos e programas, tais como:


Projeto InDiCASCA - Inclusão Digital no CASCA

InDiCASCA - Projeto de Inclusão Digital

  • ⇒ 1. Programa “Nossa Esperança”:
    Acompanhamento de aproximadamente 50 crianças de 0 a 6 anos, com visitas regulares a suas famílias, fazendo levantamento das necessidades básicas e procurando supri-las. Reuniões com as mães em grupos temáticos específicos, objetivando levar orientação e desenvolvimento pessoal para refletir na educação e cuidados aos filhos. 
  • Profissionais das áreas de psicologia, saúde, assistência social, qualidade de vida, dentre outros, reúnem-se com os pais nesses grupos. Encaminhamentos das crianças e seus familiares a médico, dentista e psicólogos. Distribuição de alimentos e feiras de distribuição de roupas e utensílios para aqueles que participam dos programas.
Reunião com as mães
⇒ 2. Programa “Adolescer” – Centro Educativo / Ocupacional:
  • Em média 60 crianças de 7 a 14 anos participam de atividades socioeducativas no turno inverso ao da escola, além de alimentação, higiene, reforço escolar, disciplina, musicalização, capoeira, dança, esportes, teatro, artes manuais, entre outras, objetivando o desenvolvimento físico, mental e psicossocial. É o despertar do pensamento que levará ao enriquecimento e desenvolvimento das suas vidas.
Atividades educativas
⇒ 3. Programa Projeto Musicarte:
  • O objetivo é utilizar a música como desenvolvimento e transformação social. Promover a inclusão social e cultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, de classes sociais menos favorecidas, através do ensino coletivo da música.
Oficina de Teclado
⇒ 4. Programa “Projeto costurando com Arte” Ateliê do CASCA:
  • Cursos de tricô, crochê, costura, pinturas em tecido, FUXICO, sacolas ecológicas. Iniciar a capacitação de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho e reforçar sua auto-estima.
Ateliê do CASCA
⇒ 5. Programa “Amigo Real”:
  • O Programa Amigo Real facilita o direcionamento de parte do Imposto de Renda devido aos FIA(Os Fundos para Infância e Adolescência (FIA) são órgãos técnicos que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes. Foi regulamentado pela Lei Federal 8.069/90 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) e tem como objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. 
  • A principal fonte de recursos destes Fundos são destinações do Imposto de Renda.), para que qualquer pessoa possa colaborar com projetos sociais que beneficiem crianças e jovens de todo o país. O foco do Programa está voltado para a educação.
  • ⇒ 6. Projeto “Sociedade Amigos do CASCA”:
    Através dessa Sociedade qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer sua doação; seja em espécie, doação de materiais didáticos e/ ou qualquer recurso material que possa vir cooperar com o andamento das atividades da instituição.
  • ⇒ 7. Programa Jornada do Jovem Ativo:
    Favorecer aos jovens, espaço de reflexão para enfrentar as diversidades do dia a dia, de como lidar com os relacionamentos, agregar noções e ações de cooperação, solidariedade, responsabilidade, confiança pessoal e interpessoal, emprego/orientação profissional. Desenvolver políticas humanitárias de respeito, solidariedade e cooperação com o próximo.
  • ⇒ 8. Projeto Talentos Especiais:
    Realizar atividades artístico-culturais junto às pessoas deficientes que são atendidas nas instituições parceiras do Projeto Talentos Especiais. Os objetivos do Projeto Talentos Especiais são difundir e estender para o público da terceira idade a vivência artística; ampliar a integração sociocultural de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social; disseminar o potencial da arte perpetuando as raízes, tradições e história da música popular brasileira, com ações específicas no atendimento de pessoas com deficiências, sejam elas, físicas, visuais, auditivas, intelectuais e múltiplas.
⇒ 9. Projeto Noite Esportiva:
  • Inclusão de jovens e adultos às modalidades esportivas no horário noturno. Oferecer aulas de esporte gratuitas e jogos educativos e recreativos para a comunidade, em especial para o público de baixa renda. 
  • Incentivar a prática de esporte alternativo e artes marciais. Promover o esporte, educação, desenvolvimento físico, cognitivo e social. Inclusão social de crianças e adolescentes, que residam em regiões com alta vulnerabilidade econômica, por meio do esporte.

Noite Esportiva
⇒ 10. Projeto Biblioteca Popular:
  • Criação de um espaço para desenvolvimento da comunicação e expressão, focando as linguagens, códigos e suas tecnologias, o prazer pelo ato de ler. Espaço para atividades de produções culturais, com rodas de leituras, contador de histórias, filmes educativos, palestras e outras atividades sócio educacionais.
Biblioteca popular do CASCA

  • O CASCA acredita nas pessoas, no seu potencial de desenvolvimento, acredita nas soluções, no amor, na fraternidade e na solidariedade.